Um blog feito de crônicas, reportagens, dicas de viagens e, principalmente, boas histórias

Full width home advertisement

Mais

Conheci

No ar

No mar

Post Page Advertisement [Top]

 

A bela vista do Morro do Fogão (Foto: Jorge Massarolo)


Por Jorge Massarolo

O dia amanheceu nublado, com raios de sol tentando furar o tapete de nuvens cinzas que escondiam o céu na Estância Turística de São Pedro, situada na encosta da Serra do Itaqueri, a 110 km de Campinas.

Um vento leve, mas gelado, apontava que o principal programa daquele sábado pela manhã, o passeio de balão, não iria acontecer. Paciência. Já que madrugamos, aproveitamos para ver o nascer do sol do alto dos mil metros de altitude em que está localizado o Hotel Jardim da Serra. Uma vista maravilhosa de onde se pode ver, em dias limpos e claros, Piracicaba e Rio Claro ao fundo.

Depois de um generoso café, nos dirigimos ao centro de São Pedro, onde nos encontramos com o grupo de jornalistas que está na cidade a convite da Secretaria de Turismo para conhecer os principais pontos turísticos. Que são muitos. 

Começa o passeio

São Pedro oferece uma série de esportes de aventura como voo Livre, balonismo, trecking, ciclismo, off-road com motos e jipes, rapel, cascading, escalada e tirolesa. Um fim de semana é pouco para experimentar todos eles.

Aproveitamos para conhecer a Feira do Produtor Rural, que funciona aos fins de semana e oferece ao turista produtos fresquinhos e orgânicos direto da roça.

Motociclistas de várias partes do Estado lotam São Pedro nos fins de semana
 (Foto: Diego Soares)

Antes, porém, vale lembrar que nosso roteiro começou na noite anterior, com uma recepção no polo gastronômico Boulevard da Serra, onde estão agrupados vários restaurantes e suas devidas especialidades. 

Para começar, a pedida é a tábua de frios da Dona Rosa, ou então o tempura de camarão do Mister San. Já a Oficina do Churrasco oferece o famoso pirulito de torresmo, ou costela assada, entre outras opções. E para fechar, o delicioso cheesecake de caramelo francês com doce de caule de jaracatiá e limão-siciliano feito no Mafalda Café. O jaracatiá é uma fruta popular em São Pedro. Tudo isso pode ser acompanhado pelos drinks do Locomotiva Bar, como o Bergamota Spicy, ou por cerveja artesanal.

Point de motociclistas

Depois de visitar a feira do produtor, embarcamos em vans e seguimos rumo ao Morro do Fogão, um longo percurso com bom trecho de estrada de terra. O esforço compensa. O visual que se tem do alto do morro é fantástico. O Sol já tomou conta do dia, proporcionando uma visão de toda a região. O Morro do Fogão fica na divisa com Itirapina, tanto que nas terras de São Pedro recebe outro nome, Cruzeiro do Facão. Bonito de qualquer jeito.

Ali no alto, um ônibus transformado em trailer serve como bar. Trilheiros costumam parar para descansar, tomar uma cerveja e ficar sentado sob uma tenda sentindo o vento no rosto e apreciando a paisagem infinita. É claro, todos tiram muitas fotos.


Paisagem do alto do Morro do Fogão (Foto: Jorge Massarolo)

Impressiona a quantidade de motociclistas que encontramos pelo caminho. As estradas que serpenteiam a Serra do Itaqueri são um convite para quem curte acelerar nas curvas e apreciar as belas paisagens. Tanto, que a cidade virou point dos motociclistas e em julho é chamada de “Capital Nacional dos Motociclistas”, devido à realização do Expo Moto Show. 

O passeio até o Cruzeiro do Facão deu fome, então rumamos para o Sítio Coloninha I (Estrada Vicinal Ângelo Zghetti, zona rural de São Pedro), referência no Guia Garfo de Ouro 2020. Além da deliciosa comida caipira feita no fogão a lenha e servida à vontade, o local é ótimo para descansar. Redes, colchões e sofás estão disponíveis em volta de um lago. Até dá para tirar um cochilo.


Comida no fogão a lenha no sítio Coloninha I (Foto: Jorge Massarolo)

A tirolesa

Mas, no nosso caso não deu, pois de lá partimos para outro atrativo turístico, o Rancho da Tirolesa (Estrada Vicinal Ulisses Guimarães, na Serra do Itaqueri). Além de café da manhã e almoço, o local tem a opção do happy hour e oferece duas ótimas aventuras na natureza: a tirolesa e o passeio a cavalo. A tirolesa é feita em dois percursos de 300 e 200 metros para alegria dos aventureiros e gritos de quem vai pela primeira vez. Emoção para os fortes. O Rancho também é ponto de encontro de motociclistas.


Passeio de tirolesa no Rancho da Tirolesa (Divulgação)

Depois da aventura na tirolesa, partimos para a penúltima atividade do dia, conhecer a charmosa Estação da Cachaça, que oferece café, almoço e lembrancinhas de São Pedro para levar de recordação. É outro ponto de encontro de motociclistas.

Thermas Resort (Divulgação)


O dia acabou, mas a noite reservava mais um evento para a comitiva de jornalistas: conhecer o novo empreendimento turístico da cidade, o São Pedro Thermas Resort. Inaugurado no começo do ano pelo Grupo JS Andrade, ele é anexado ao Thermas Water Park e possui 271 apartamentos, de um total de 465 que serão construídos. O resort possui o maior parque aquático de ondas e infantil da América Latina. Com o empreendimento, a previsão é que São Pedro receba, até o fim do ano, cerca de um milhão de turistas.  

Passeio off-road

Ok, deu para o dia, é hora de voltar para o Jardim da Serra e descansar, pois o dia seguinte promete mais aventura. E teve mesmo. O dia amanheceu tranquilo, com uma brisa leve e o balão subiu (ancorado, isto é, não ficou ao sabor do vento) para alegria de um pequeno grupo de jornalistas que madrugou e se aventurou.

Foto: Paulo Zanzini/Divulgação

Para os amantes de aventuras, mas em terra firme, a dica é não perder os off-roads (@santanasranchoficial) em São Pedro. É possível conduzir jipes, quadriciclos, UTV’s, ou curtir o passeio a bordo de um antigo caminhão do exército, no estilo safari (6x6). Todos acomodados, partimos em longo comboio, escoltados pela Guarda Municipal de São Pedro, em direção a um mirante ao lado do Hotel Jardim da Serra, ponto de salto de asa delta. Mais uma vez, a beleza da região salta aos olhos.


Cascata Dorigon (Foto: Paulo Zanzini/Divulgação)

De lá, o comboio seguiu para a cascata Dorigon, onde os mais corajosos se aventuraram nas águas geladas. Se quiser fazer a aventura, as atrações vão de R$ 70,00 (passeio de caminhão) a R$ 299,00 (UTV). O passeio é conduzido por guias especializados.

Feito o passeio, seguimos então, em vans, para a Fazenda Santa Júlia, uma propriedade histórica de São Pedro. Construída em 1842, ela é mantida por sete mulheres descendentes do fundador, que resolveram abrir o local para a visitação pública. As visitas são agendadas para os fins de semana e elas recebem até 30 pessoas, com um delicioso brunch de comida caseira. O espaço, que também pode ser alugado para estadia em grupo, proporciona ao turista verdadeiras imersões na história do Brasil, na natureza e na gastronomia.

Casarão da Fazenda Santa Júlia (Divulgação)



Aventura no ar

E quem quiser se aventurar pelo ar, opções não faltam. Tem voo de balão, parapente e asa-delta. O Parque Municipal do Voo Livre abriga uma das rampas que a estância possui para decolagem de parapente e asa-delta. A outra rampa oficial fica no Parque Marcelo Golinelli.


Voo de balão sobre a cidade (Divulgação)


Já o balonismo é comandado por um dos mestres da área no Brasil: Feodor Nenov (@airbrasilbalonismo), famoso pela travessia da jornalista Glória Maria entre dois balões nas alturas, em 2001. Todos os voos devem ser agendados e dependem das condições do vento. 

Por fim, o centro histórico da cidade oferece um leque de lojas para aquisição de bordados e enxovais, além da tradicional Feira de Artes e Artesanatos. No Museu Gustavo Teixeira, tesouros da história da cidade podem ser visitados.

“O melhor da estância são os são-pedrenses, um povo simples e muito acolhedor, que não mede esforços para agradar seu turista”, destaca Ronaldo Gasparelo, secretário municipal de Turismo. 

Além de ser bonita por natureza, São Pedro é opção de destino para descanso e aventuras também. 


O turismo que movimenta a cidade

 

A Estância Turística de São Pedro é conhecida como uma cidade tranquila de se viver, com alta qualidade de vida para seus 38 mil habitantes, e um sossego típico de cidade do interior. No entanto, essa população dobra nos feriadões, férias e eventos com a chegada de milhares de turistas. Um alento para a rede hoteleira, que fica com seus 4,2 mil leitos totalmente ocupados. Mesmo em fins de semana normais, a média de ocupação se mantém alta, na casa dos 70%.

 

“Somos um dos principais destinos turísticos do Estado de São Paulo, referência nacional para aventureiros e motociclistas, e internacional quando o assunto é parque temático”, destaca Ronaldo Gasparelo, secretário municipal de Turismo.

Vista aérea de São Pedro (Divulgação)


A vocação para o segmento turístico ganhou reforço com a conquista, neste ano, do prêmio Top Destinos Turísticos na categoria “Parque Temáticos e Naturais”, além de encabeçar a lista dos três melhores destinos de “Turismo Rural”. Em 2022, a estância já havia integrado a lista das três melhores cidades na categoria “Turismo de Aventura”. O prêmio é promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB) e Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo (Skal Internacional São Paulo).


Outro fator importante na cidade, além da qualidade vida, é a segurança. As entradas da cidade são vigiadas por câmeras conectadas ao Detecta, sistema de monitoramento que faz a “leitura” de placas e identifica se o carro foi roubado ou furtado. “Além de tranquila, é uma cidade segura, pois temos mais 600 câmeras fazendo a vigilância da cidade”, explica Gasparelo.

 
Um spa para relaxar no alto da serra       

                

Hotel Jardim da Serra, um spa nas alturas (Foto: Jorge Massarolo)


São Pedro oferece uma grande variedade de hotéis e pousadas para curtir uns dias de descanso. Uma boa opção é o Hotel Jardim da Serra, localizado a mil metros de altitude na Serra do Itaqueri. Um verdadeiro refúgio em meio à natureza e com um visual espetacular de São Pedro.


Com uma estrutura de spa, dispõe de piscina coberta e aquecida (30º), piscina ao ar livre climatizada, saunas (seca e úmida) e ducha circular, academia, pista de caminhada, quadra de beach tênis, mirante, sala de estar com lareira e piano, redário, tênis de mesa, estacionamento e wi-fi.


E para o momento de bem-estar oferece tratamentos estéticos faciais e corporais, além de terapias e banhos de hidromassagem. Um bom local para recuperar as energias depois de tantas aventuras pelas terras de São Pedro. 


Serviço:

Hotel Jardim da Serra

Rua Nathan Cezar Braz da Silva, s/n, bairro Boa Vista – São Pedro

Fone: (19)99651-6855 / (19)99646-0622

www.hoteljardimdaserra.com.br


LINKS

@setursaopedro

@sitiocoloninha1

@rancho.da.tirolesa

@Santanasranch

@aguastour

@itaqueri.turismo

@seugin_

@oficinadochurrascosp

@mrsamdaserra

@mafaldacafe

@boulevarddaserra

@thermaswaterpark

@fazendasantajuliasaopedro

@airbrasilbalonismo








 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela leitura. Seu comentário é bem-vindo.

Bottom Ad [Post Page]