Um blog feito de crĂ´nicas, reportagens, dicas de viagens e, principalmente, boas histĂłrias

Full width home advertisement

No ar

No mar

Mais

Conheci

Post Page Advertisement [Top]




A rotina, a correria e o estresse do dia a dia fazem com que muitas pessoas desenvolvam sĂ­ndromes mentais, as chamadas “doenças do sĂ©culo”, que vĂŁo desde crises de ansiedade, sĂ­ndrome de burnout, depressĂŁo, ataques de pânico, entre outras. Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Faculdade de Medicina de PetrĂłpolis (RJ), mostrou que, em 2020, no inĂ­cio da pandemia, mais de 60% da população brasileira buscou por terapias alternativas.


Esses nĂşmeros estĂŁo relacionados a dados da Organização Mundial da SaĂşde (OMS), que estima que quase 10% da população brasileira se sente ansiosa, o que representa 18,6 milhões de pessoas. Com o objetivo de aliviar os sintomas e diminuir as crises, muitos mĂ©todos tĂŞm sido procurados pela população, inclusive os alternativos. Terapias, viagens, atividades ao ar livre e esporte estĂŁo na lista. Há quem prefira uma simples caminhada na esteira, mas existem outras opções para fazer parte desse processo de tratamento, como as viagens holĂ­sticas

Já ouviu esse termo? SĂŁo destinos que buscam deixar o viajante mais prĂłximo de novas experiĂŞncias integrativas, o que inclui conhecer uma nova cultura, pessoas e paisagens, buscando sair da zona de conforto ou atĂ© mesmo encontrar um novo porto seguro. Estudos já comprovam que estar em contato com a natureza tende a aumentar o bem-estar mental, assim como fortalece o desenvolvimento cognitivo.  

Fotos: Divulgação Vivalá


"Essa forma holĂ­stica de encarar a vida, para a qual muitas pessoas acabam de despertar, faz parte da cultura e do modo de vida de indĂ­genas e outras comunidades tradicionais. Com a pandemia, ficou ainda mais evidente a necessidade de vivermos em harmonia com o meio e de desenvolvermos nosso senso de coletividade. É o que diz Ailton Krenak em seu livro: o futuro Ă© ancestral”, destaca Daniel Cabrera, co-fundador e diretor executivo da Vivalá - Turismo Sustentável no Brasil. 

Opções de destinos holísticos

Um dos destinos procurados por viajantes do mundo inteiro é a Amazônia. O número de turistas que buscam a floresta como rota de passeio aumentou em mil por cento de 2021 para 2022, segundo dados do Governo do Estado. O coração do mundo é também a maior floresta tropical e detentora de uma enorme biodiversidade e culturas distintas. Em uma expedição para lá, é possível realizar uma imersão com comunidades indígenas e entender seus costumes, vivências, relação com as medicinas da floresta, mas também ter uma maior noção sobre a preservação de sua cultura e biodiversidade.

Alguns roteiros, alĂ©m de serem holĂ­sticos, em sua grande maioria sĂŁo sustentáveis e realizados com consciĂŞncia socioambiental, principalmente as expedições de volunturismo, que sĂŁo a forma mais profunda de imersĂŁo nas comunidades, e tambĂ©m as mais indicadas para quem quer mergulhar no ritmo e no modo de vida dos locais, criando fortes laços de amizade com a comunidade. Essas experiĂŞncias estĂŁo disponĂ­veis na AmazĂ´nia (AM), em meio Ă  floresta e junto Ă  comunidade ribeirinha, na Chapada dos Veadeiros (GO), na comunidade espĂ­rita da Cidade da Fraternidade, com vivĂŞncia de ervas e espiritualidade, e na Chapada Diamantina (BA), com a comunidade quilombola do Remanso, onde se atua em quintais produtivos na platação e colheita.

A instrutora de Yoga Luiza Veloso já visitou a AmazĂ´nia duas vezes, alĂ©m de outros destinos holĂ­sticos no Brasil e no mundo, e afirma que sua ligação com a natureza Ă© de famĂ­lia. “Minha jornada com as ervas começou com minha mĂŁe, muito cuidadosa com plantas e sempre me falando algo sobre elas. Hoje, sei a razĂŁo desse amor pela natureza: meus bisavĂłs eram indĂ­genas. NĂŁo tive a oportunidade de conhecĂŞ-los, mas sinto essa ancestralidade latente em mim. Por essa razĂŁo, fui buscar entender com mais profundidade o mundo das ervas, resgatando aquilo que meus ancestrais tanto lutaram para proteger”. Como fruto das experiĂŞncias vividas, Luiza Veloso publicou, em parceria com a Vivalá, o eBook “Ervas Tradicionais da AmazĂ´nia”.


Para quem busca um destino com o propĂłsito de viver experiĂŞncias intensas, há outras opções, como conhecer a AmazĂ´nia por meio da expedição para o Rio TapajĂłs (PA) e ter contato com saberes tradicionais das comunidades ribeirinhas ou pela Aldeia Shanenawa (AC), onde o viajante terá vivĂŞncia com a comunidade indĂ­gena, com medicinas da floresta, como por exemplo o chá de ayahuasca, rapĂ©, kampĂ´ e sananga; banhos ritualĂ­sticos de argila e de ervas; cantos, danças, rezas, comidas tĂ­picas, entre outros.


“A viagem para a Aldeia Shanenawa foi uma das experiĂŞncias mais profundas e, com certeza, Ăşnica da minha vida, onde pude viver intensamente a cultura do povo local. É uma experiĂŞncia interna e externa, onde renasci para tudo aquilo que importa e que talvez eu estivesse desconectada por conta de tanto ruĂ­do que a cidade traz. AlĂ©m de ter vivido um processo de cura emocional e psicolĂłgica muito importante, fazer essa viagem Ă© saber que nada mais na vida será como antes”, comemora Gabriela Servilla, que realizou a expedição em dezembro de 2022.


Roberta Serra tambĂ©m realizou o mesmo destino e afirma que a viagem serviu de aprendizado. “Desde a chegada do grupo me senti muito acolhida, todos nos trataram de maneira muito amorosa durante todo o tempo. AlĂ©m de todo o aprendizado sobre plantas e medicinas da floresta, aprendi muito sobre afeto e cuidado. A vida em aldeia Ă© compartilhar e cuidar. Gostei de todas as atividades e o tempo em que estivemos juntos, mas o constante ensinamento sobre a floresta, suas plantas e seus animais reverberam em mim atĂ© hoje. O banho de ervas e o de argila sĂŁo restauradores, pra matĂ©ria e pro espĂ­rito, - como dizem os indĂ­genas”. 

AlĂ©m dos destinos citados, retiros, ritualĂ­sticas ou roteiros voltados Ă  preservação e valorização da cultura ancestral podem ser um bom caminho para quem busca conhecer outras culturas existentes no Brasil. SĂŁo diversas as opções, entre elas o Retiro Piracanga e o Retiro do SilĂŞncio. Lá, Ă© possĂ­vel ter contato com atividades como o Yoga, alimentação detox, um estilo de vida mais saudável e momentos de plena concentração e meditação.



Medicinas da Floresta

O ayahuasca Ă© uma mistura de duas plantas amazĂ´nicas, o cipĂł-jagube e o arbusto-chacrona e possui nome de origem indĂ­gena. Apesar de ser utilizado há centenas de anos por povos da AmĂ©rica do Sul, exclusivamente em rituais religiosos, há algum tempo a bebida teve um destaque maior, se tornando mais popular. Seu uso para fins religiosos Ă© permitido no Brasil pelo Conselho Nacional de PolĂ­ticas Sobre Drogas (CONAD).

"As medicinas da floresta sĂŁo parte integrante da cultura Shanenawa e, portanto, estĂŁo presentes na expedição pela aldeia. A consagração do Uni - como Ă© chamada a ayahuasca pelo povo Shanenawa -, costuma ser um dos pontos altos para muitos viajantes, que assinam uma ficha de anamnese para verificar se estĂŁo aptos a realizar a ritualĂ­stica. Entendemos que essa experiĂŞncia Ă© uma maneira de contribuirmos para a preservação dos saberes ancestrais e o combate ao preconceito em relação a essas práticas", explica Daniel Cabrera. 

Outro destino, ainda pouco conhecido dos brasileiros, mas chancelado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, CiĂŞncia e Cultura) como um PatrimĂ´nio GeolĂłgico de relevância mundial, Ă© o Geoparque SeridĂł (RN). Seus 2.800 quilĂ´metros quadrados oferecem ao viajante possibilidades de explorar um patrimĂ´nio cultural, geolĂłgico e histĂłrico, incluindo vistas de tirar o fĂ´lego e visita ao Portal do Universo, onde há a opção de meditar contemplando o pĂ´r do Sol com aplicação de Reiki, uma terapia integrativa reconhecida pela OMS e aplicada no Sistema Ăšnico de SaĂşde (SUS). 

Dicas e cuidados ao realizar sua viagem holĂ­stica

Ao realizar uma viagem holística, é necessário estar atento a alguns pontos, para que o passeio aconteça da melhor forma possível e não ocorra imprevistos. Confira algumas dicas que podem te ajudar:

Buscar empresas e profissionais competentes e habilitados: tĂŁo importante quanto escolher o roteiro de viagem, Ă© decidir a empresa responsável pelo seu sonho. Opte por empresas que tenham informações explĂ­citas em relação ao roteiro, que possua profissionais capacitados para o acompanhar nos dias de lazer e tambĂ©m organizações que de alguma forma contribuam para o desenvolvimento socioambiental do local visitado;

Conferir avaliações de viajantes: ouvir comentários de pessoas que já realizaram a viagem Ă© um dos melhores caminhos para escolher a empresa. Procure em grupos, redes sociais ou atĂ© mesmo entre em contato com os viajantes. O site Tripadvisor pode ser utilizado nesta busca;

- Respeitar a cultura de povos ancestrais, evitar estereĂłtipos ou banalizações: o Brasil Ă© um paĂ­s com uma ampla extensĂŁo, o que proporciona uma diversidade cultural e diferentes formas de viver dos seus povos. Ao conhecer novas culturas, muitos dos costumes e manifestações locais podem ser diferentes do que vocĂŞ está acostumado. Lembre-se que o seu modo de vida tambĂ©m pode soar estranho para eles. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela leitura. Seu comentário é bem-vindo.

Bottom Ad [Post Page]