Morar em um país estrangeiro é um sonho comum no Brasil. Entre os inúmeros destinos disponíveis para viver essa aventura está o Canadá. Apenas em 2021, segundo dados do governo canadense, a nação localizada na América do Norte expediu 11.420 residências permanentes para imigrantes do Brasil, sendo 44,5% pela categoria Canadian Experience — programa do governo federal em que é preciso comprovar experiência de trabalho no país.
Segundo o sócio-diretor da Capo Viagens, Orsini Nascimento, os motivos que levam muitos brasileiros a optarem pelo Canadá são individuais, mas a vontade pode ser impulsionada por diferentes fatores como qualidade de vida.
“Cada indivíduo tem sua razão, mas o que vemos são pessoas procurando um estilo de vida melhor, com mais segurança. Outros buscam um futuro mais promissor para os filhos, com serviços de saúde e educação de qualidade. Além disso, o Canadá é um país multicultural onde não há incidência de preconceito contra imigrantes”, aponta Orsini.
No entanto, antes de se mudar para o país estrangeiro, é preciso ter em mente as diferenças entre o destino e o Brasil para evitar quaisquer imprevistos e frustrações. Pensando nisso, o sócio-diretor da Capo Viagens dá dicas sobre o Canadá, como curiosidades, moeda, clima, idioma, oportunidades e pontos turísticos.
Curiosidades sobre o Canadá
O Canadá fica localizado na América do Norte e é o segundo maior país do mundo em termos de expansão territorial, perdendo apenas para a Rússia. Seu território é cercado pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico e, por isso, é conhecido como um país “de mar a mar”. Atualmente, com base nos dados do Departamento do Censo dos Estados Unidos, a população canadense é de um pouco mais de 38,2 milhões de habitantes.
O país foi colonizado pela França e pela Inglaterra, tendo, portanto, uma herança cultural diversificada. Além disso, o Canadá também possui populações indígenas e esquimós, que se dividem em grupos ao longo do território. Essa ancestralidade faz com que os canadenses sejam respeitosos com as diferenças entre povos, tornando o país um local receptivo aos imigrantes de diferentes partes do mundo.
Segundo Orsini, os principais destinos do país são Toronto e Vancouver devido à qualidade dos serviços e infraestrutura. A segunda cidade, inclusive, foi eleita a melhor do país para os jovens se realizarem profissionalmente.
Orsini destaca, porém, que o aspecto negativo desses destinos é o custo de vida, que pode ser bastante elevado quando comparado ao Brasil. Para quem quer morar no Canadá e buscar um equilíbrio entre comodidade e preço, o sócio-diretor da Capo aconselha cidades menores como Calgary, Edmonton e Winnepeg.
Moeda e idioma
O primeiro aspecto que muitas pessoas se preocupam quando decidem se mudar é a questão financeira. No Canadá, a moeda oficial é o dólar canadense que, em cotação atual, a unidade equivale a R$ 3,83. Segundo Orsini Nascimento, o valor da moeda pode oscilar conforme as variações da economia, mas, em média, costuma valer 25% menos que o dólar americano.
Já em relação ao idioma, a colonização inglesa e francesa deixou resquícios e no Canadá tanto o inglês quanto o francês são considerados oficiais, apesar de nem todo mundo no país falar as duas línguas.
“No Canadá, o inglês e o francês são os idiomas oficiais, mas a grande maioria das pessoas só fala um dos dois, principalmente em algumas regiões específicas. Por exemplo, se o francês é sua zona de conforto, o destino mais indicado é Quebec, mas se o inglês é a língua que você mais domina, qualquer outra província do Canadá pode ser uma boa escolha”, aconselha Orsini.
Clima
Muito representado em filmes e séries norte-americanas, o clima do Canadá é descrito como gelado e repleto de neve, mas a realidade não é bem assim. De fato, a maior parte do país é fria por, ao menos, 6 meses no ano, mas há também temperaturas mais altas.
Nos verões, os canadenses usufruem de um clima quente, com temperaturas que podem chegar aos 35ºC em algumas regiões. De acordo com Orsini, é nesse período que acontecem muitos festivais e são montados parques e acampamentos pelas cidades.
Mas não há como negar que os invernos no país podem ser brutais para quem está acostumado com o clima tropical do Brasil. Porém, mesmo com temperaturas extremamente baixas, a vida não para no país, principalmente porque muitos estabelecimentos são equipados com aquecedores.
Para quem está pensando em viver no Canadá, a dica é evitar fazer a mudança no inverno, devido à pouca disponibilidade de imóveis.
“Definitivamente evite o inverno. Poucas coisas acontecem durante essa época do ano, com o agravante de que há menor disponibilidade de lugares para alugar. De maio até outubro é a época mais recomendada, mas dependendo do clima, isso pode estender ou encurtar em algumas semanas. No caso de Vancouver, onde o clima não é tão severo, isso não tem o impacto que outras províncias têm, mesmo assim, o recomendado é mudar em épocas de clima mais ameno”, orienta Orsini.
Emprego e estudo
As oportunidades de trabalho e estudo no país são fatores que atraem os brasileiros ao Canadá. Em relação à educação, o país possui diferentes instituições de ensino para crianças e adultos.
A Universidade de Toronto, por exemplo, é bastante procurada para intercâmbio e a bolsa pode ser obtida por intermédio de órgãos brasileiros. As vagas disponibilizadas são tanto para graduação quanto para pós, incluindo especializações, mestrado e doutorado.
Em relação ao mercado de trabalho, o mesmo acontece. Segundo Orsini, os brasileiros são bem vistos no território canadense devido a sua energia e dedicação. O sócio diretor da Capo Viagens explica que há apenas alguns requisitos básicos para conquistar uma vaga no Canadá.
“Os requisitos para se conseguir um emprego são bom nível de inglês e qualificação para a vaga. É necessário também construir um currículo no formato canadense e altamente recomendado ter um perfil no LinkedIn. Diversos brasileiros conseguem emprego via LinkedIn, com situações em que empresas entram em contato com os candidatos diretamente”, explica.
Pontos turísticos
Por ser um país grande em extensão territorial, fazer turismo no Canadá não é uma missão rápida, pois há diferentes pontos turísticos e paisagens de tirar o fôlego. Para quem procura belezas naturais, as indicações de Orsini são Britsh Columbia e Alberta, que reúnem grandes lagos e montanhas rochosas que parecem ter saído de cenários cinematográficos.
Já para quem busca uma vida mais urbana, Toronto em Ontário é a dica. Na região é possível visitar museus requisitados, o aquário da cidade e a CN Tower. Para os que desejam se aventurar no território canadense de carro, há também as Cataratas do Niágara na fronteira com os Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela leitura. Seu comentário é bem-vindo.