Um blog feito de crônicas, reportagens, dicas de viagens e, principalmente, boas histórias

Full width home advertisement

Mais

Conheci

No ar

No mar

Post Page Advertisement [Top]




Deliciando -se nos jardins de Kromeriz / fotos: Luiz Fernando Destro/Divulgação
Kroměříž está, sem dúvida, entre as mais belas cidades da República Tcheca. Seu pitoresco centro histórico com casas burguesas abobadadas, o monumental palácio do arcebispo com os belos jardins que se estendem ao seu redor e adegas arcebispais com vinho especial são os destaques. É chamada Atenas de Hanácko, cidade que por sua arquitetura impressionante entrou para a  Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

O maior tesouro de  Kroměříž são seus jardins. Inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, os jardins são uma simbiose da luz, das plantas, da água, da arte e da arquitetura. O Jardim das Flores e o Jardim ao Pé do Palácio estão entre os mais bonitos da Europa. E mais: destacam-se ainda o labirinto de plantas, a original decoração de flores e esculturas, o boulevard e as estufas históricas.

O Jardim das Flores foi criado em meados do século XVII e tem perfeita simetria. Está abundantemente adornado de esculturas e fontes. No seu centro, uma rotunda  cercada por um boulevard elegante, com estátuas dos deuses da antiguidade. O Jardim ao Pé do Palácio é um belo exemplo de um parque bem preservado com uma coleção única de árvores.  

Palácio Arcebispal


Uma parte do palácio arcebispal é formada por uma galeria de pintura conhecida por toda Europa e que possui uma extraordinária coleção de pinturas da Europa Central dos séculos XV e XVIII. O bispo de Olomouc, Carlos II de Liechtenstein, foi quem idealizou a coleção de pinturas e para isso empregou uma série de pintores e copistas, além de adquirir uma coleção de quadros de artistas famosos.


A obra mais conhecida e mais valiosa da coleção de Liechtenstein é o quadro do mestre veneziano Tiziano Vecellio, que abre caminho para as obras originais de mestres como  Van Dyck, Cranash ou Dürer.

Para quem aprecia um bom vinho a dica são as medievais Adegas Arcebispais. Assim será possível admirar a arquitetura local, os jardins e as pinturas com uma taça de vinho na mão.
 
O que mais para visitar?
Para animar a estadia em Kroměříž, a dica são excursões aos arredores como uma visita à cidade de Uherské Hradiště, conhecida por seu folclore tradicional. Ou à cidade de Zlín, relacionada com o nome de Tomáš Baťa, fundador da  famosa marca de sapatos tcheca que leva seu sobrenome.

Mais informações em www.czechtourism.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela leitura. Seu comentário é bem-vindo.

Bottom Ad [Post Page]