Um blog feito de crônicas, reportagens, dicas de viagens e, principalmente, boas histórias

Full width home advertisement

Mais

Conheci

No ar

No mar

Post Page Advertisement [Top]


Novo Viracopos possui 72 posições de check-in, 28 pontes de embarque e área construída total de 178 mil m²

Visão interna do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos

Quando comecei a usar o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, semanalmente para voos a Brasília, entre 2001 e 2003, os guichês das empresas aéreas (naquela época ainda existia Varig e Vasp) ficavam em um pequeno anexo ao saguão de embarque, que também era minúsculo. 

Hoje, a situação do aeroporto é completamente diferente. Viracopos cresceu enormemente e quebra recordes anuais no transporte de passageiros. A melhoria na infraestrutura o tornou um dos melhores do País. A última transformação ocorreu no dia 23 de abril, quando todos os voos de passageiros foram transferidos para o novo terminal (T1). As novas instalações têm 178 mil m² de área construída, enquanto que o antigo terminal possui uma área de 28 mil m².

Com a nova área liberada, o Novo Viracopos passa a ter capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano, em um terminal moderno, que oferece ainda mais conforto e segurança a seus usuários.


Em 2015, 10,3 milhões de pessoas escolheram o aeroporto de Campinas para viajar. Outras áreas do novo terminal serão liberadas gradativamente, de acordo com o aumento da demanda de passageiros.

O novo terminal terá 72 posições de check-in compartilhado de última geração, além de 56 totens de autoatendimento. Neste primeiro momento, os passageiros poderão acessar as aeronaves por meio de 16 pontes de embarque (fingers). Outras 12 pontes já estão instaladas e entram em operação conforme o aumento de demanda do aeroporto, chegando a um total de 28.

“O caminho até aqui não foi nada fácil, pois construímos, na verdade, um novo aeroporto. Enfrentamos contratempos, mas com persistência e muito trabalho conseguimos preparar o Novo Viracopos, que vai abrir novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento para Campinas, para as cidades da região, para São Paulo e para o país”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

Novo ciclo
A transferência dos voos nacionais para o Novo Viracopos marca o fim de um ciclo iniciado em junho de 2014, quando o Píer A (internacional) foi inaugurado para ser utilizado por sete delegações estrangeiras que disputaram a Copa do Mundo no Brasil.

Na ocasião, também foram entregues os novos três pátios de aeronaves (com uma área total de 400 mil m²) e o novo edifício-garagem (com capacidade total para 4 mil veículos). Viracopos também finalizou, em 2014, a duplicação da via de acesso rodoviário, a readequação da pista de pousos e decolagens e a reestruturação do antigo terminal de passageiros (T0)

O novo terminal de passageiros começou a operar voos internacionais comerciais e regulares no dia 29 de novembro de 2014. No total, 646 mil pessoas utilizaram o T1 em voos internacionais em 2015.

Com a transferência dos voos domésticos, o antigo terminal de passageiros (T0) passará por reformulações e obras para que seja utilizado em outros modelos de negócios, que compreendem um terminal de cargas doméstico, áreas para escritórios e espaços para serviços.


Serviço
Mapa com a localização do terminal e estacionamento
Nesse período de transição, Viracopos orienta os passageiros a programarem com antecedência a chegada ao aeroporto e recomenda preferencialmente o check-in antecipado, que pode ser realizado por meio da internet, do celular e dos totens de autoatendimento instalados no saguão do novo terminal. O passageiro deve ficar atento também às alterações no sistema viário.

Para os passageiros que irão deixar o carro no aeroporto, recomenda-se utilizar o novo edifício-garagem. A estrutura, além de possuir vagas cobertas, é o mais próximo do T1 e conta com uma ponte de ligação direta com o terminal, sem a necessidade de cruzar com o fluxo de veículos.

Quem optar por estacionar o veículo nos demais bolsões de estacionamento do aeródromo poderá utilizar o ônibus interno, gratuito, para chegar até o novo terminal. Todas as informações sobre os estacionamentos de Viracopos estão no site: http://www.viracopos.com/o-aeroporto/estacionamento/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela leitura. Seu comentário é bem-vindo.

Bottom Ad [Post Page]