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A MT-09 vem equipada com a tecnologia Yamaha D-mode (Drive Mode), que oferece três opções de motorização: STD, A e B









Por Jorge Massarolo

Confesso que fiquei intimidado ao ver a Yamaha MT-09 no estacionamento. Depois de um longo período afastado das máquinas sobre duas rodas, a MT (Master of Torque) estava ali, me desafiando. Seu explosivo motor de três cilindros, com 847 cilindradas e 115 cv de potência, se destaca na motocicleta, que combina características esportivas, naked e motard.

Me aproximei, comecei a estudar seu mecanismo, suas linhas modernas e aerodinâmicas, as rodas de liga leve e pneus gigantescos, traços inspirados nas motos tunadas japonesas. Girei a chave e uma chuva de sinais surgiu no painel posicionado à direita do guidão. Ele é completo, totalmente digital e vem com indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode (já explico o que é), conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo instantâneo e total, contagem regressiva de quilômetros quando o combustível entra na reserva (muito útil), temperatura da água do radiador e temperatura do ar de admissão.

O farol multi-refletor e a lanterna traseira composta por lâmpadas de led trazem mais leveza e modernidade ao conjunto da Yamaha MT-09


Rapidinho peguei as funções e, por fim, liguei o motorzão. Quem gosta de moto sabe que o ronco do motor é parte integrante do processo de paixão. Então, não preciso nem falar. Obviamente, como não sou louco, selecionei a opção B, que, de branda, quase não tem nada. É cavalaria pura já na arrancada.
A MT-09 vem equipada com a tecnologia Yamaha D-mode (Drive Mode), que oferece três opções de motorização: STD, A e B. A STD é padrão e cobre várias situações de pilotagem, com torque firme e contínuo em baixas ou altas velocidades; a A é a mais agressiva, com respostas imediatas ao toque do acelerador; já a B é a mais calma e oferece uma pilotagem moderada, boa para quem está conhecendo a moto.

E lá fui eu, parecendo criança com um brinquedo novo: adrenalizado e temeroso. Na primeira esquina, em vez de acionar o pisca-pisca, apertei o botão da buzina, por azar, ao lado de um carro da polícia. Os dois PMs olharam desconfiados, forcei um sorriso amarelo e acelerei. Cada cutucada no acelerador correspondia a um coice e olhe que estava na fase “calma” do motor.



Estrada

O trecho que peguei estava cheio de radares limitando a velocidade em 60km/h. Então tive que maneirar no acelerador e prestar atenção no velocímetro. Como não conhecia a posição dos radares, fui ultrapassado por dezenas de motoboys com suas 150cc. Tudo bem. Minha vingança veio em seguida. Peguei um trechinho da via Anhanguera e lá fiz a máquina roncar. Impressionante, mesmo em alta velocidade bastava puxar o acelerador para ela saltar para frente. Espetacular a elasticidade do motor. Muitos motoboys ficaram para trás.

Aqui vale uma explicação técnica da Yamaha. A principal característica do motor da MT-09 é desenvolver torque e potência com linearidade, o que permite leveza, ergonomia, agilidade e fácil pilotagem. O combustível é injetado na câmara de combustão como um “spray micrométrico” por meio de 12 orifícios instalados em cada um dos três bicos injetores. Isso permite alta precisão e eficiência de combustão resultando em desempenho excepcional. O eixo balanceador elimina as vibrações do motor três cilindros.
O design da motocicleta nasceu a partir do que a marca denomina de "visualização de performance", que por si só transmite a sensação de velocidade, agilidade e leveza: é a cara da Yamaha MT-09
Farol multi-refletor e bengalas douradas

Unido a esse sistema de injeção, o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle) detecta as menores ações do piloto por meio do acelerador e transmite os dados para a ECU (Eletronic Control Unit), que calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Este é um dos grandes diferenciais dela. O resultado é fantástico. Ela sai comendo asfalto.

Num passeio até Morungaba com minha mulher, paramos para tomar uma água num bar. Um grupo de motociclistas estava ali e se aproximou para ver a moto. Conversa vai, conversa vem, um deles perguntou se ela tinha 600 cilindradas. Falei que não, que eram 850, e o cara me olhou espantado. Expliquei que era um motor de três cilindros e ele ficou mais admirado ainda.


FREIOS

Depois que levei um tombo com minha primeira moto, lá na adolescência, aprendi que acelerar uma moto é fácil, basta enrolar o cabo e sentir o vento na cara. O grande problema é saber parar o bólido. E neste ponto, a ciclística da MT-09 é excepcional. 

Ela vem equipada com sistema de freios ABS de série, com dois discos flutuantes de 298mm e 4 pistões em cada pinça dianteira, e um disco de 245mm na traseira. A suspensão traseira é do tipo Monocross com link, e 130 mm de curso de roda. O amortecedor é quase horizontal.

A suspensão dianteira é do tipo upside-down, com 41 mm de diâmetro interno e curso de 137mm. Esse conjunto garante uma pilotagem mais confortável em pisos irregulares, estradas ou curvas sinuosas. Seu assento em dois níveis foi projetado para oferecer ao piloto e ao garupa jornadas mais agradáveis. Bem, minha mulher andou um trecho na garupa, e não gostou muito dos trancos que levou. Em compensação, a estabilidade da MT-09 é fantástica, principalmente em alta velocidade.

O chassi, em formato diamante e a balança traseira também são em alumínio. Outros componentes da MT-09 foram projetados para colaborar com a redução de peso, como a tampa do cabeçote produzida em magnésio e sistemas compactos, como o do respiro integrado à tampa de válvulas – mais próximo do filtro de ar – que permite uma grande redução no sistema de mangueiras e tubos de passagens, por exemplo.


Minha opinião


A Yamaha MT-09 é uma motocicleta que vai da calmaria ao nervosismo instantaneamente. Excelente para quem adora velocidade, estabilidade e estrada. É moderna, com boa tecnologia embarcada, visual limpo e atraente. Se comporta bem no trânsito, mas o motor nervoso quer devorar asfalto. Na cidade ela “bebe” mais e faz em torno de 15km/l, já na estrada é possível manter uma média de 20km/l. Minha média, usando estrada e cidade, ficou em 18km/l, isso pilotando no modo B.

O painel é completo, totalmente digital e vem com indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode conta giros, hodômetros total e parcial, média de consumo total e instantâneo e contagem regressiva de Km quando o combustível entra na reserva

Quando o indicador “Eco” aparece no painel, significa que ela está em uma zona de giros econômica. A capacidade do tanque é de 14 litros, sendo 2,8 de reserva. A contagem regressiva de km quando entra na reserva é muito útil. O banco poderia ser mais confortável tanto para o piloto como para o carona, porém, a posição de pilotar é bastante confortável.


QUANTO CUSTA
A MT-09 está disponível na rede de concessionárias Yamaha nas cores Matt Grey (Cinza Fosco), por R$ 37.990,00, e duas cores especiais: Deep Armor (Roxo Metálico), e Blazing Orange, que possuem garfos dianteiros na cor dourada, faixa exclusiva no tanque com o logo “MT”, e emblema “Yamaha” em alto-relevo, ao custo de R$ 38.690,00.


*Texto publicado no jornal Correio Popular em 18/11/2015.
Motocicleta cedida para avaliação pela Yamaha do Brasil

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